Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Governo lança aplicativo que divulga devedores da União.

"Dívida aberta" foi lançado no último dia 29 de janeiro.

Publicado por Odilon Caetano
há 4 anos

Desde o dia 29 de janeiro de 2020, data de lançamento do aplicativo "Dívida aberta" pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), é possível que todos tenham acesso à lista de inadimplentes do Governo Federal pelo seu smartphone.

O aplicativo disponível para Android e iOS permite conhecer abertamente os débitos inscritos em Dívida Ativa da União e do FGTS de qualquer contribuinte, até mesmo de Pessoas Físicas, através de um mecanismo de busca de CPF, CNPJ, razão social, nome fantasia, e até mesmo localização geográfica - este último não está disponível para pessoas físicas.

Há até mesmo um rol com os "maiores devedores da previdência perto de você", em que o aplicativo, valendo-se da localização do usuário e dos dados de endereço dos devedores, informa as dez maiores dívidas junto à Previdência, indicando o valor e o devedor.

Atualmente, existem 5,5 milhões de devedores inscritos na Dívida Ativa da União que não tentaram regularizar a situação. De acordo com a procuradoria, os débitos somam R$ 1,9 trilhão.

Segundo o Ministério da Economia, o aplicativo tem como objetivo estimular o consumo consciente e aumentar a transparência das informações da dívida ativa e do FGTS.

Com o APP, a PGFN pretende cumprir a Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal, instituída pelo Decreto nº 8.777/2016, atendendo, ainda, a Lei de Acesso a Informacao (Lei nº 12.527/2011), com a autorização do CTN, em seus arts. 198, § 3º, e 202.

Contudo, no âmbito tributário muito se tem discutido acerca da constitucionalidade desta divulgação, já que tal ato ofenderia os princípios constitucionais do sigilo das informações privadas, da dignidade da pessoa humana, do devido processo legal e até mesmo da presunção de inocência.

Apesar disto, o aplicativo permanece disponível aos usuários para livre consulta dos devedores da União, podendo ser baixado no marketplace de seu smartphone.

  • Publicações1
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações108
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/governo-lanca-aplicativo-que-divulga-devedores-da-uniao/805691339

Informações relacionadas

Consultor Jurídico
Notíciashá 9 anos

Fazenda divulga lista dos 500 maiores inscritos na Dívida Ativa da União

Ana Paula Ferreira, Advogado
Notíciashá 2 anos

Entenda o motivo do nome do devedor de créditos da União e do FGTS aparecer na lista pública da PGFN

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)